Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

O Deserto.

Uma vez alguém me disse que o deserto não deve ser a morada o cristão.
Eu realmente acredito nisso.
Contudo, também acredito que o deserto posse ser um lugar onde Deus nos prepara, nos molda. O próprio Senhor Jesus, antes de começar seu ministério na terra, foi levado pelo Espírito Santo ao deserto (Mt4.1) e só depois, iniciou de fato seu ministério na terra.

Na Bíblia encontramos muitos exemplos de irmãos nossos que tiveram seus desertos. Uns grandes, outros pequenos, mas ainda sim, deserto. Lugar seco, árido, inóspito, solitário.

Exemplo nº 1:
A palavra nos diz que Jó era "sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal" (Jo 1.1), contudo, ainda que justo, o Senhor PERMITIU que Satanás tocasse na sua família, matando todos os seus filhos, tocasse nas suas posses, deixando-o falido, e , finalmente, tocasse em Jó, deixando muito enfermo. Nos 42 capítulos de Jó vemos suas dúvidas, suas lamentações e ainda, sua adoração a Deus. TUDO ISSO NO DESERTO.

Exemplo nº 2: DAVI
Davi foi ungido a Rei pelo Senhor através do Profeta Samuel, derrotou inúmeros inimigos, era um homem segundo o coração de Deus. Contudo, com apenas UMA ESCOLHA, Davi teve seu passaporte para o DESERTO.
Em II Samuel 11, vemos a história de Davi e Bate-Seba. O adultério e consequente homicidio que Davi provocou. Devido a essa única escolha, a de tomar para si a mulher do outro (Urias), Davi teve sua família perseguida pela espada. Seu filho amou sua filha, por esta razão seu outro filho o matou, e por ai vai...Davi sofreu no deserto, e como. Mas, ainda sim, no capítulo 22, Davi entoa um cântico de louvor ao Senhor.

Esses dois exemplos são diferentes.
Jó era justo, não foi suas escolhas que o puseram no deserto. Deus o permitiu passar por tudo isso, para que no final, Jó pudesse dizer:
"Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos" (Jó 42.5)
Com o passar do deserto, Jó conheceu Deus.
Davi, por sua vez, escolheu pecar, e seu pecado gerou consequencias. Nessas consequencias veio o deserto, mas ainda sim, Davi aprendeu a louvar ao Senhor no momento da tribulação.

O que estou dizendo é que o deserto prova a nossa fé em Jesus, e nos fortalece. Aprender a adorar e buscar a Deus nos momentos difíceis e sozinhos não é fácil, mas o Senhor quer nos moldar, e Ele faz isso no deserto.
Eu passo por um deserto. Talvez não do tamanho do Saara, mas grande o suficiente para chorar.
Sabendo disso, o Senhor em sua sabedoria e infinito amor nos fez atentar para 4 coisas:

COISA nº 1:
DEUS NOS AMA E ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO.
No deserto de Jó, Deus estava no controle de tudo. Nos primeiros capítulos do livro, vemos que Deus dita a Satanás onde ele pode tocar e onde ele não pode. DEUS CONTROLA TUDO, ATÉ O DIABO!
Creia nisso!
Ele te ama, pois:
"Porque apenas alguem morrerá por um justo, pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o SEU AMOR PARA CONOSCO em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm 5. 7,8)

O Senhor deu o seu próprio filho por nós, Aleluia!!!

COISA nº 2:
NÓS SOMOS VASOS NAS MÃOS DO OLEIRO
Jeremias 18 nos fala da casa do Oleiro. O Senhor é o Oleiro e nós o vaso. Com a sequidão, o vaso se quebra. Então o Oleiro vem com sua água( com o Espírito Santo) e molda o vaso, deixando melhor que antes. Então se o vaso tiver outro defeito, quebra-se o vaso de novo e o refaz novamente.
Temos o Oleiro, Glória a Deus por isso. No deserto o Senhor nos MOLDA!!

COISA Nº 3:
EM TUDO SOMOS ATRIBULADOS MAS NUNCA ANGUSTIADOS!
Paulo nos fala duas coisas importante sobre os momentos de tribulação, momentos estes que no deserto temos muito...
"Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, par que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos." (II Co 4. 7 - 9)

E vejam só:
"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a TRIBULAÇÂO produz a PACIÊNCIA. E a PACIÊNCIA, a EXPERIENCIA, e a EXPERIENCIA, a ESPERANÇA. E a ESPERANÇA não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Rm 5. 3 - 5)

Vemos então que os momentos de tribulação produzem algo. O deserto produz paciencia, experiencia, esperança. Somos atribulados sim mas nunca destruídos em Cristo Jesus! Aleluia!!!

COISA nº 4:
AQUELE QUE COMEÇOU A BOA OBRA, A COMPLETARÁ
Já vimos aqui que Deus não é homem pra mentir. O deserto pode vir meu irmão, mas saiba que o Senhor completará a boa obra em sua vida em Cristo Jesus. Você não está só. Você tem o dono de tudo ao seu lado, te atraindo a Ele. As promessas em sua vida, em minha vida vão se cumprir, graças a Deus.

Veja:
"Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo" (Fp. 1. 6)

O deserto é um lugar de aperfeiçoamento. E o Senhor pode fazer isto conosco. Só Ele.

O que deixo aqui para nós é uma mensagem de esperança e de proprósito. TUDO TEM UM PROPÓSITO. E o deserto vem a nós para nos moldar. Não desfaleçamos. Confiemos no Deus que tudo pode.

CONFIE EM DEUS!!!
ELE ESTÁ COM VOCÊ!
ELE ESTÁ COMIGO!
APENAS, LOUVE NO DESERTO.

No amor ágape do meu Paizinho lindo,

Débora Raquel




2 comentários:

  1. MENSAGENS DIVINAMENTE INSPIRADA PELO SENHOR! MAEI O TEXTO E SEMPRE ME ENCANTEI AO LER Q JESUS FOI CONDIZIDO AO DESERTO PELO ESPIRITO SANTO!!! SOMOS CHEIOS DE NÓS MESMO, E O DESERTO É ONDE DEUS NOS DEIXA A SÓS COM ELE, PARA ACRISOLAR O OURO!!! AMEI O PAIZINHO LINDO, HEHEHE.
    O LIVRO DA SEMANA, TREMENDAMENTE TREMENDO, DE TODO CORAÇÃO, FOI LENDO ELE QUE DESCOBRI Q NÃO AMAVA O SENHOR COMO DEVERIA!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Nara...
    no deserto o Senhor está conosco!
    Aleluia!!!

    ResponderExcluir